Como combater a acne

A adolescência é um período marcado por muitas alterações hormonais, que levam a diversas mudanças físicas. Uma delas é o surgimento da acne – inflamação da unidade pilossebácea. “O problema é ocasionado pela hiperprodução de sebo e infecção bacteriana associada, provocadas pelas mudanças hormonais”, detalha o dermatologista Dr. Alberto Cordeiro.

Apesar de mais comum na adolescência, a acne também pode afetar adultos, principalmente aqueles que possuem pele oleosa ou mista, que naturalmente produz maior quantidade de sebo. “Nestes casos, além de investigação hormonal, deve-se orientar dieta com exclusão de derivados de leite e açúcares simples”, aconselha Dr. Alberto Cordeiro.

Cuidados diários com a pele também são fundamentais. Deve-se lavar o rosto com sabonete próprio para pele acnéica, além de tonificar a pele com o uso de produtos que diminuam a produção de sebo. “Uma vez por semana pode ser feita uma esfoliação. Usar protetor solar adequado também é indicado para evitar manchas”, lembra Dr. Alberto Cordeiro.

Além dos cuidados rotineiros, existem alguns tratamentos dermatológicos que podem combater a acne. Confira os mais eficientes:

Luz Azul – indicada para acne em atividade, deve ser aplicada duas vezes por semana, até o controle do quadro clínico.

Luz Pulsada – recomendada principalmente para acne com componente eritematoso.

Laser de CO2 e fracionados ablativos – usados para cicatrizes, geralmente aplicados em três sessões mensais.

Compartilhe

Alberto Cordeiro - Especialista

Vila Nova Conceição, SP
(11) 3842-2323

Feira de Santana - Bahia
(75) 98864-5022