O inverno chegou e você precisa redobrar os cuidados com a pele

Tirar botas e casacos do closet não é a única mudança que devemos fazer na rotina, durante o inverno. “As baixas temperaturas e a diminuição da umidade do ar fazem com que nosso corpo transpire menos e, por consequência, a pele fique mais seca”, explica o doutor Alberto Cordeiro. Em alguns casos, a pele pode até ficar com aspecto esbranquiçado.

Outro fator que coopera para o ressecamento da pele é o hábito de tomar banhos mais quentes, pois a alta temperatura da água tira a oleosidade natural da pele. “O banho quente é permitido no corpo, desde que você passe um óleo durante o banho ou hidratante logo em seguida, pois os poros estão abertos e isso favorece a penetração do hidratante”, diz. Considere como uma medida para repor essa camada de proteção do corpo.

No entanto, devemos manter o uso da água fria no rosto, mesmo no inverno, pois a região é mais sensível e a água quente, resseca e desidrata a face de forma profunda. “Para evitar que os danos sejam graves, lave bem o rosto com sabonete apropriado para o seu tipo de pele, evite a água muito quente, utilize máscaras hidratantes e procure um dermatologista para hidratações profundas e outros tratamentos”, alerta. Além disso, manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, tem um feito de proteção a longo prazo.


Atenção:
mãos e pés também merecem cuidados especiais no inverno. Abuse de hidratantes e pomadas com alto poder umectante, como as extra emolientes.

Compartilhe

Alberto Cordeiro - Especialista

Vila Nova Conceição, SP
(11) 3842-2323

Feira de Santana - Bahia
(75) 98864-5022