Os cuidados com a pele negra

Brilho natural, maior resistência contra os raios UV e, consequentemente, menos risco de desenvolver câncer de pele são algumas das vantagens da pele negra. Mas será que essas características eliminam a necessidade do uso de filtro solar? A resposta é: NÃO! A maior quantidade de melanina não é garantia de proteção total contra os danos dos raios UV. O uso de filtro solar com FPS 15, no mínimo, é obrigatório.

Além disso, outros cuidados também são importantes para manter a saúde e a beleza da pele negra.
Como a atividade das glândulas sebáceas é maior, é natural que as peles escuras sejam também mais oleosas, principalmente na face. Para minimizar esse efeito, o recomendado é sempre lavar o rosto com sabonete líquido apropriado, pelo menos duas vezes ao dia.

Para evitar as manchas
Outro problema que a pele negra pode apresentar é o surgimento de manchas, devido à maior quantidade de melanina. Nesse caso, a prevenção é o melhor remédio. Use filtro solar e produtos que contenham vitamina C, ácidos kójico, fítico e alfa-hidroxiácidos.

Se as manchas já estiverem instaladas, é importante consultar o seu dermatologista. Qualquer procedimento deve ser bem avaliado e feito sob supervisão médica, para evitar efeitos adversos. Tratamentos como laser fracionado ou peeling devem ser feitos sempre com equipamentos específicos.

Compartilhe

Alberto Cordeiro - Especialista

Vila Nova Conceição, SP
(11) 3842-2323

Feira de Santana - Bahia
(75) 98864-5022