O protetor solar ideal

Se você acompanha sempre as nossas redes sociais, já deve saber que o filtro solar é obrigatório todos os dias, mesmo nos chuvosos. Mas como você escolhe o produto? Opções não faltam nas prateleiras das farmácias. Em primeiro lugar, procure os filtros que bloqueiam tanto os raios UVA quanto os UVB. Em seguida, determine o fator de proteção ideal para o seu tipo de pele.

O FPS certo para cada tipo de pele

– Fototipos I e II, que têm a pele mais clara, que normalmente fica vermelha quando exposta diretamente ao sol, devem usar FPS 50 ou acima;

– Já as peles mais morenas, de fototipo III, devem investir no FPS 40 no verão intenso e 30 em dias mais cinzentos;

– Para as peles mais escuras, de fototipos V e VI, o indicado são os produtos com FPS 30 durante o verão e 15 no dia a dia.

Agora é hora de descobrir o protetor que mais atende a sua necessidade. Se for praticar esporte, se molhar ou suar muito, invista em um produto à prova d’água. Quanto à textura, a pele oleosa se dá melhor com gel, loção ou mousse. Já a ressecada pode encarar os cremes. Em caso de dúvida, não deixe de consultar o seu dermatologista.

Como aplicar?

Sim, existe uma técnica para aplicação que garante a proteção completa. Para começar, é necessário passar o produto pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol. Quanto à quantidade, um consenso criado pela SBD é a regra da colher de chá. Indica-se a aplicação do equivalente a uma colher para rosto, cabeça e pescoço, uma colher para cada braço e antebraço, duas colheres para cada coxa e perna e duas colheres para frente e trás do tronco. E não esqueça de reaplicá-lo a cada duas horas.

Pronto! Você está protegido!

Compartilhe

Alberto Cordeiro - Especialista

Vila Nova Conceição, SP
(11) 3842-2323

Feira de Santana - Bahia
(75) 98864-5022